Relações com Investidores
Site Institucional

Linha do Tempo

  1. 1966

    A CRISTAL PIGMENTOS DO BRASIL S.A., indústria química, produtora de pigmento branco de Dióxido de Titânio, foi fundada em 25 de janeiro de 1966.

    O projeto obteve o apoio da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e do BNDES para a sua implantação e a produção fixada em 22.000 t/a.

  2. 1971

    A tecnologia do processo foi adquirida por cessão definitiva da Laport Industries Ltda, mas a necessidade de constante atualização nessa área levou o grupo fundador a procurar uma associação com a Bayer do Brasil S/A em 1971.

  3. 1978

    Em março de 1978, iniciaram-se as obras de ampliação da capacidade para 50.000 t/a de Dióxido de Titânio. Essa fase foi concluída em novembro de 1982.

  4. 1983

    Em 1983, a empresa iniciou a sua operação na mina do Guajú (Paraíba) que é responsável pela extração do minério de Titânio (Ilmenita) do grupo Cristal no Brasil.

    A mina está localizada no Nordeste brasileiro, no município de Mataraca, na Paraíba, a cerca de 1.100 km da planta da Bahia – que é responsável pela transformação do minério em pigmento de TiO2.

    Ocupa uma área de 1.050 hectares e consiste em um complexo de planta flutuante, draga e quatro plantas fixas que produz, além da Ilmenita, a Zirconita, usada para produção de cerâmicas e refratários, o Rutilo, aplicado em eletrodos de solda e ligas metálicas, e a Cianita, matéria-prima para refratários.

  5. 1997

    Em abril de 1997, foi concluída a ampliação da fábrica para 60.000 t/a.

  6. 2004

    Em 29 de março de 2004 a Millennium Chemicals Inc. (controladora indireta da Companhia) e a Lyondell Chemical Company assinaram um contrato relativo à troca de ações e junção das empresas, objetivando a criação da terceira maior empresa química norte-americana com ações cotadas no mercado. Em 1º de dezembro de 2004 a Lyondell Chemical Company concluiu a aquisição da sociedade Millennium Chemicals Inc.

  7. 2006

    No dia 7 de setembro de 2006, a Lyondell divulgou para a Securities Exchange Commission nos Estados Unidos da América que “a Lyondell busca continuamente oportunidades de gerar valor através de acordos comerciais, aquisições, venda de ativos ou parcerias. Por exemplo, a Lyondell avaliava possíveis alternativas estratégicas relacionadas ao seu segmento de químico inorgânico”.

  8. 2007

    No dia 26 de fevereiro de 2007 a Lyondell divulgou a conclusão de acordo com a sociedade National Titanium Dioxide Company Ltd. (Cristal), relativo à proposta de alienação pela Lyondell de seus negócios de química inorgânica, dentre os quais a Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S.A.

    A operação de aquisição pela Cristal dos negócios de dióxido de titânio da Lyondell, foi concluída com sucesso em 15 de maio de 2007. Como consequência, a Cristal tornou-se a nova acionista controladora indireta da Companhia, através da aquisição do controle direto da Millennium Inorganic Chemicals (MIC) nos Estados Unidos da América, sendo esta, controlada pela Thann Chimie SAS, empresa pertencente ao Grupo Tasnee (“Tasnee”).

    Hoje, a Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Conta com sete fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil.

    Sua atuação no Brasil conta com três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca, na Paraíba; a fábrica em Camaçari, na Bahia; e o escritório comercial em São Paulo.

  9. 2017

    Em 21 de fevereiro de 2017, a Tasnee celebrou um contrato para a alienação dos negócios de dióxido de titânio de todo o grupo para a Tronox Limited (“Tronox”), contrato este que está sujeito à obtenção de autorizações governamentais e regulatórias. Tendo em vista que esta transação representará a alienação do controle da Companhia para a Tronox, a Tronox deverá promover uma Oferta Pública de Aquisição (“OPA”) das ações ordinárias em circulação da Companhia, nos termos do artigo 254-A da Lei das S.A.


Copyright © 2018 Cristal | Todos os direitos reservados

Powered by