Relações com Investidores
Site Institucional

Fatores de Risco


Companhia tem o seu negócio influenciado por algumas variáveis que possibilitam fatores de risco que são mapeados e monitorados pela organização, conforme riscos descritos abaixo:

  1. Variação da taxa cambial, que através de uma desvalorização do real gera um aumento no custo das matérias primas cotado em dólar, bem como a logística rodoviária e portuária, tornando a competição com produtos de mercados externos, como chineses de forma desigual.
  2. Elevada carga tributária nacional agregada ao gerenciamento da burocracia fiscal destes tributos, bem como os crescentes custos de transação e adequação às normas ambientais do Estado, decorrentes do processo de licenciamento ambiental de produção, também concorrem para impactar os custos de produção e, consequentemente, o seu resultado.
  3. Os empregados da Companhia são representados por sindicato com forte representação no segmento químico e petroquímico. Os acordos coletivos da categoria estão sujeitos à renegociação anual. Normalmente, a taxa de inflação é utilizada como referência para discussão do reajuste salarial, inclusive para a remuneração mínima prevista nos acordos coletivos. As despesas com pessoal, incluindo encargos sociais, representam parte expressiva do custo e uma elevação acima dos índices inflacionários poderá ter um efeito prejudicial significativo sobre o negócio.
  4. A Companhia pode ser ainda prejudicada se enfrentar greves, interrupções de trabalho ou outros transtornos trabalhistas por parte de seus empregados decorrentes de negociações ou litígios envolvendo pagamento de verbas trabalhistas.

RISCOS DE MERCADO

Os principais produtos produzidos pela Cristal Pigmentos do Brasil S.A. e sua filial, a Cristal Mineração do Brasil Ltda., são os pigmentos a base de Dióxido de Titânio, e os minérios, Zirconita, Rutilo, Cianita e Ilmenita. Estes produtos, uma vez transformados, sãO utilizados principalmente pelas indústrias de Tintas, Construção Civil, Automobilística, Plásticos e Máquinas & Equipamentos.

A Cristal Pigmentos não tem capacidade de produção suficiente para atender a demanda nacional e mantém uma participação no mercado de pigmentos entre 30 e 40%, a depender da demanda total em cada ano. Para os minérios, a participação pode variar de 50% até próximo dos 100%, no caso particular da Ilmenita.

O restante da demanda de ambas as linhas de produtos é abastecida por provedores Internacionais com produtos cujas importações sofrem com os riscos relativos à exposição cambial, financiamento e ineficiências logísticas. Com este comentário queremos dizer que mesmo se houver uma retração e ou turbulência na demanda por produtos dos setores mencionados, estamos razoavelmente protegidos quanto aos volumes, porém expostos à sensível aumento na volatilidade dos preços.

Portanto, a Cristal, como único produtor nacional dos pigmentos a base Dióxido de Titânio, e detendo mais de 90% da produção dos minérios aos quais a Companhia se dedica, os riscos de mercado são associados mais a fatores externos do que aos internos.

A situação de excesso de estoques de produtos concorrentes na Europa, Ásia e Norte América, e a necessidade de nossos concorrentes em equilibrar seus fluxos de caixa, podem aumentar expressivamente a oferta de produtos e, consequentemente, pressionar os preços para baixo. Ainda, políticas governamentais de incentivo, de energia, das tarifas administradas, de câmbio e juros também tem um peso relativo na competitividade da indústria nacional. Desta forma, com base nas oscilações e volatilidades vividas, particularmente nos anos de 2009, 2012 e 2013, concluímos que os resultados da Companhia sofrem um risco moderado-alto tanto no que tange a volumes quanto a preços.

 

Copyright © 2018 Cristal | Todos os direitos reservados

Powered by